Região de Campinas ganha 18,6 mil eleitores em 2025; regularização para as eleições deste ano vai até maio

Título eleitoral título de eleitor Marcello Casal Jr / ABr O eleitorado da região de Campinas (SP) cresceu ao longo de 2025. Segundo dados do Tribunal Superi...

Região de Campinas ganha 18,6 mil eleitores em 2025; regularização para as eleições deste ano vai até maio
Região de Campinas ganha 18,6 mil eleitores em 2025; regularização para as eleições deste ano vai até maio (Foto: Reprodução)

Título eleitoral título de eleitor Marcello Casal Jr / ABr O eleitorado da região de Campinas (SP) cresceu ao longo de 2025. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o fim do ano foram contabilizados 18.672 novos eleitores (veja abaixo por cidade). O número leva em consideração o total de votantes que foram considerados aptos entre julho e dezembro, depois da atualização cadastral realizada no primeiro semestre, que levou ao cancelamento de títulos irregulares. 🗳️ Entenda: entre maio e junho, o TSE cancelou os títulos dos eleitores faltosos, isto é, que não haviam comparecido às urnas em três eleições consecutivas. Esse índice não inclui eleitores facultativos. No primeiro semestre, eram 2.465.599 títulos; No segundo semestre, esse número passou para 2.484.271. Na comparação por cidade, Indaiatuba (SP) foi a que registrou o maior aumento no período, com 1,54% eleitores a mais até dezembro. Em números absolutos, são 2.832 novos votantes. Já o menor aumento proporcional foi em Tuiuti (SP), com 0,31% -- ou 17 eleitores. Ainda segundo o TSE, o avanço é impulsionado tanto por novos alistamentos quanto pela regularização dos títulos. Para as eleições deste ano, o prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral vai até o dia 6 de maio. Onde buscar atendimento Segundo o TSE, os serviços eleitorais de alistamento, revisão de dados, transferência de domicílio e regularização podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral. Os procedimentos também estão disponíveis pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, no Portal do TSE. Conforme o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para cidadãos brasileiros maiores de 18 anos. Para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo (opcional). A Resolução TSE nº 23.659/2021 permite que o primeiro título de eleitor seja solicitado a partir dos 15 anos de idade. No entanto, a eleitora ou o eleitor que se alistar aos 15 anos somente poderá votar, de forma facultativa, se tiver completado 16 anos até a data da eleição. Veja os vídeos que estão em alta no g1 VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.